quinta-feira, 13 de março de 2014

Arquitetura Sustentável

HORTA COM VASOS DE GARRAFAS PET

Quem nunca transformou uma embalagem usada em vasinho? Em muitos quintais brasileiros, a prática é uma maneira de aproveitar pequenos espaços e materiais de baixo custo (que acabariam no lixo) para montar uma horta ou um jardim. “Buscar alternativas para a reutilização das garrafas plásticas é um esforço da sociedade que constato em minhas andanças pelo país”, diz o designer Marcelo Rosenbaum, de São Paulo. Ele se apropriou dessa sabedoria popular ao criar esta horta vertical, na qual dezenas de embalagens PET penduradas em cabos de aço encapados receberam hortaliças e ervas como o alecrim. Recortada no centro, cada garrafa teve a base perfurada para o escoamento da água. Os cabos que seguram as peças pendem de ganchos na parte superior do muro.


Faculdade em Cingapura instala teto verde

O Design Verde é uma tendência da arquitetura moderna, e não estamos falando apenas da cor, mas sim de locais como o prédio de cinco andares da Escola de Arte, Design e Comunicação da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Cingapura. A construção conta com uma cobertura vegetal e sua forma orgânica se mistura com a natureza onde está inserida. Os telhados revestidos de grama servem como ponto de encontro informal, além de ajudar no equilíbrio térmico do edifício e na absorção da água da chuva.


Telhado verde reduz temperatura e aumenta umidade.

Estudo realizado em prédios da capital paulista utilizou telhados cobertos de vegetais e constatou a queda na temperatura e aumento da umidade relativa do ar.
 Comparado com o telhado de concreto, o telhado verde melhorou e muito o ambiente para quem vive no local e proporcionou o crescimento da fauna, com a presença de várias espécies de pássaros na região.
O telhado verde pode ser um instrumento importante para reduzir os impactos calor em grandes centros urbanos. Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) comparou dois prédios da capital paulista, um com área verde e outro com laje de concreto, o geógrafo Humberto Catuzzo verificou que a temperatura no topo do edifício com jardim ficou até 5,3 graus Celsius (°C) mais baixa. Também houve ganho de 15,7% em relação à umidade relativa do ar.

Mais detalhes no Blog -
http://emverdenovo.blogspot.com.br/
Créditos de Márcio Vieira

Nenhum comentário: